A SANGUESSUGA GIGANTE DA AMAZÔNIA DE 46 CM

 


A Sanguessuga Gigante da Amazônia é a maior sanguessuga do mundo por uma margem bastante significativa, crescendo até 46 cm de comprimento.

 PUBLICIDADE

As sanguessugas são encontradas em áreas úmidas em todo parte do mundo e, embora a maioria seja menor que o dedo indicador de uma pessoa, algumas podem crescer muito mais do que isso. Mas uma espécie específica de sanguessuga pode ficar tão grande que é considerada objeto de pesadelos. Haementeria ghilianii, também conhecida como Sanguessuga Gigante da Amazônia, é uma sanguessuga esquiva que só pode ser encontrada na Guiana Francesa e em algumas áreas do Brasil, então é muito improvável que você encontre uma, a menos que more perto desses lugares, mas as imagens desta criatura viscosa devem ser suficientes para causar pesadelos. Embora a maioria dos exemplares meça entre 30 e 35 centímetros, exemplares excepcionais podem crescer até impressionantes46 cm de comprimento.

 


 

Descoberta pelo naturalista italiano Vittore Ghiliani em 1849, a Sanguessuga Gigante da Amazônia alcançou um status quase mítico, principalmente devido ao seu grande tamanho. Histórias e lendas sobre vários destes parasitas sugando o sangue de um ser humano em poucas horas, mesmo que não existam dados científicos que comprovem isso, há reivindicações que datam de 1899 que afirmam que várias sanguessugas poderiam matar cavalos e gado drenando seu sangue. Pelas poucas informações que encontramos em artigos online, a sanguessuga gigante suga sangue a uma taxa de 04 a 15 mililitros por minuto.

 

Ao contrário das sanguessugas com mandíbula, que possuem uma fileira de dentes para perfurar a pele do hospedeiro, a sanguessuga gigante amazônica usa uma espécie de tromba, um apêndice afiado em forma de agulha que se estende desde a boca, para perfurar a pele de suas vítimas. Essa tromba de 10 centímetros se estende bem profundamente sob a pele, mas é improvável que você a sinta, por causa de um coquetel de produtos químicos secretados pela sanguessuga para anestesiar a área que ela perfura. A saliva da sanguessuga também contém um forte anticoagulante que mantém o fluxo fluindo muito depois de ela ter se separado do hospedeiro.

 

A Haementeria ghilianii pode viver durante meses sem se alimentar, esperando calmamente que vítimas inocentes passem. Durante o período de emagrecimento, ficam bem pequenos, mas o seu peso corporal aumenta 3 a 6 vezes por cada alimentação, por isso, quando deixados a devorar sangue livremente, podem tornar-se verdadeiramente gigantescos.

 

Apresentando fortes músculos longitudinais, a sanguessuga gigante amazônica é muito mais robusta do que parece. De acordo com Mark Siddall, do Museu Americano de História Natural, você provavelmente poderia pisar em uma com uma bota e não o matar. Então você terá que encontrar outra maneira de garantir que ele esteja morto caso você se depare com uma dessas monstruosidades gigantes.

 

Fonte: oddity.com

Nenhum comentário