ÁRVORE NA PATAGÔNIA DE 5.484 ANOS PODE SER A MAIS ANTIGA DO MUNDO



Cientistas no Chile afirmam que um antigo cipreste patagônico que pode ter mais de 5.000 anos, o que o tornaria a árvore mais antiga do planeta.

 O cipreste patagônico ( Fitzroya cupressoides) , também conhecido na América do Sul como 'alerce', é uma conífera nativa do Chile e  Argentina. E pertencem à mesma família das sequoias gigantes e que podem atingir alturas de até 45 metros.

Essas arvórs crescem a uma taxa muito lenta e são conhecidos por viver por centenas e até milhares de anos, e por isso esse espécime em particular pode ser a árvore viva mais antiga já descoberta.


Se for real, a descoberta de uma equipe de pesquisadores chilenos, um antigo cipreste patagônico, que está no parque nacional Alerce Costero, tem 5.484 anos, ou seja, 600 anos mais velho que Matusalém, a árvore mais antiga do mundo atualmente.

Jonathan Barichivich, cientista chileno do Laboratório de Ciências Climáticas e Ambientais de Paris, publicou recentemente um estudo que afirma que esta é a árvore viva mais antiga do mundo. Ele usou combinações de modelos de computador e métodos tradicionais para calcular a idade da árvore e descobriu que ela tem quase 5.500 anos.

VEJA O VÍDEO:


Ainda assim, os dendrocronologistas provavelmente sejam céticos em relação à afirmação de Barichivich, que mesmo  sem uma contagem completa de anéis de crescimento, alguns especialistas já apoiaram seu método. Harald Bugmann, dendrocronologista da ETH Zürich, disse à revista Science que a abordagem de Barichivich parece “muito eficiente” e que ele “acredita plenamente na análise que Jonathan fez”.

 

Se a análise de Jonathan Barichivich estiver mesmo correta, essa árvore ultrapassaria Matusalém, um pinheiro bristlecone de 4.853 anos que está na Califórnia, do título de 'árvore viva mais antiga do mundo'. Infelizmente, o aquecimento global e o fato de que as pessoas podem circular o cipreste da Patagônia e escalar suas raízes estão ameaçando a sobrevivência desse ser milenar. Pois já é considerado muito vulnerável, pois apenas 28% ainda está vivo.

Fonte: odditycentral.com

Nenhum comentário