Tornado arranca telhados de residências no interior de Alagoas - Vídeo

 


Um evento climático devastador atingiu a zona rural de Estrela de Alagoas, deixando um rastro de destruição ao arrancar telhados de casas na tarde de quinta-feira (22). O fenômeno foi identificado como um tornado F0, caracterizado por ventos com velocidades inferiores a 117 km/h, geralmente causando danos mínimos.

 PUBLICIDADE

Moradores do povoado Lageiro dos Nicácios, na região rural, testemunharam o impacto do tornado. Autoridades da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL) confirmaram a pequena escala do tornado, classificando-o de acordo com a escala Fujita, que avalia a intensidade desses fenômenos.

 

Embora a ocorrência de tornados não seja comum na área afetada, cerca de 10 residências sofreram danos significativos devido ao evento climático. Felizmente, não houve relatos de feridos. Jeronias Lageiro, um dos moradores impactados, relatou os estragos causados pelo tornado, destacando que telhados foram arrancados e paredes derrubadas.

 

A Prefeitura de Estrela de Alagoas assumiu o compromisso de realizar os reparos necessários nas casas afetadas, visando a recuperação da comunidade atingida.

 VEJA O VÍDEO:



O meteorologista Vinicius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, explicou em comunicado da Semarh como os tornados se formam, destacando que são caracterizados por ventos ciclônicos que giram rapidamente em torno de um centro de baixa pressão, conectando uma nuvem de tempestade ao solo quando seu funil toca o chão.

Nenhum comentário