TITANOBOA: A COBRA GIGANTE PRÉ-HISTÓRICA



Você tem medo de cobras?

Então imagine uma super cobra gigante com 15 metros de comprimento, maior que um ônibus, uma criatura enorme que devora um crocodilo inteiro. Essa é a titanoboa, a maior cobra que já existiu. Ela era realmente gigante, medindo cerca de 14,6 metros de comprimento e pesando até 1.133 quilos

A Titanoboa dominava as florestas tropicais da América do Sul, principalmente na região da Amazônia, surgindo 6 milhões de anos, logo após a extinção dos dinossauros. É considerada a maior cobra já encontrada de todos os tempos e um dos predadores mais perigosos do mundo.

 Mas não se preocupe,  a Titanoboa não está mais à solta nas selvas. Pois ela viveu a 60 milhões de anos atrás, no período Paleoceno.

PUBLICIDADE

Os fósseis da maior cobra que já existiu, foram encontrados no início de 2009 em uma mina de carvão na Colombia, onde também foram descobertos outros 28 esqueletos fossilizados desta mesma espécie. O local contém um rico registro fóssil das florestas tropicais que cobriram a Terra durante o Paleoceno, período que começou quando os dinossauros foram extintos.

A Gigante Titanoboa se alimentava de enormes crocodilos e tartarugas que viveram no mesmo habitat. Especialistas Acreditam que seus inimigos naturais atacavam ovos e cobras mais jovens. Os mesmos crocodilos que as próprias Titanoboas comeram poderiam ter caçado os ovos e os filhotes das grandes cobras.

VEJA O VÍDEO:


Ainda não se sabe muito sobre o tempo de vida dessas grandes serpentes; pois  isso é muito difícil de saber a partir dos poucos registros fósseis encontrados atualmente.

Até hoje, foram descobertas apenas vértebras e costelas, desse incrível predador que habitou as florestas tropicais do período paleoceno. Futuramente os paleontólogos sonham em descobrir um crânio ou até mesmo um esqueleto completo.

PUBLICIDADE

Acontece que a Titanoboa não era capaz de esquentar o seu próprio corpo e dependia da temperatura do ambiente em que ela estava. Com isso, os cientistas chegaram à conclusão que seu enorme tamanho teria relação com a região em que esses fósseis foram encontrados que, naquela época, quando essa criatura ainda existia, podia chegar a uma temperatura entre 30 e 34 graus célsius

Sua extinção se deu por conta das mudanças climáticas, principalmente o resfriamento da Terra, já que elas dependiam do calor do sol para se manter aquecidas.

PUBLICIDADE

Nenhum comentário