Igreja italiana exibe crocodilo de 500 anos no teto

 




Ao entrar em uma igreja, qual é a última coisa que você espera ver? Certamente, a resposta "um crocodilo" estaria entre as mais surpreendentes. No entanto, se você visitar o pequeno município de Curtatone, na Lombardia, Itália, será recebido por uma visão peculiar: um crocodilo de cinco séculos pendurado no teto. Esta peculiaridade está presente há tanto tempo que parece fazer parte da própria estrutura da igreja. Como exatamente o crocodilo chegou ao Santuario Della Beata Vergine Maria Delle Grazie é e provavelmente continuará sendo um mistério, mas seu significado está ligado ao simbolismo religioso.

 

Nos tempos antigos, o Cristianismo associava criaturas reptilianas, como cobras, dragões e crocodilos, ao mal, seja como personificações do diabo ou simplesmente como símbolos de tentação. Portanto, ter um crocodilo pendurado no alto da abóbada da igreja serviu como um aviso para os fiéis, além de simbolizar a vitória do bem sobre o mal.

 

Apesar de parecer um adorno à primeira vista, este é um verdadeiro crocodilo do Nilo embalsamado (Crocodilus niloticus), que se acredita ter pelo menos 500 anos de idade, com a própria igreja datando do século XIII. Ao longo dos anos, várias lendas sobre a origem do animal circularam pela Lombardia, mas as duas mais populares envolvem um zoológico local e dois bravos irmãos que enfrentaram o animal.

 PUBLICIDADE

Alguns acreditam que o crocodilo foi capturado e morto após escapar de um zoológico exótico particular na propriedade de Francesco Gonzaga, enquanto outros afirmam que o animal atacou dois irmãos que descansavam nas margens do rio Mincio. Um dos irmãos, após pedir ajuda à Virgem Santa, armado apenas com uma faca, atacou e matou o crocodilo.

 

De acordo com outra lenda local, o crocodilo foi libertado da jaula quando um circo estava na região para um espetáculo, e acabou se escondendo entre os juncos e as flores de lótus. Diz-se que o crocodilo até recebeu o dom da fala humana pela Santa Virgem.

 


Independentemente de se acreditar ou não nessas histórias, o crocodilo pendurado no Santuário Della Beata Vergine Maria Delle Grazie é uma atração que vale a pena ser visitada. É peculiar, mas também é uma demonstração das habilidades de taxidermia dos monges, cujo trabalho transformou o crocodilo em uma exposição permanente.

 

Curiosamente, esta não é a única igreja italiana com um crocodilo real em exposição. A Igreja de Santa Maria delle Vergini, em Macerata, e o Santuario della Madonna delle Lacrime, em Ponte Nossa, também têm seus próprios crocodilos empalhados.

Nenhum comentário