CONHEÇA A RARA DOENÇA QUE DEIXA SEUS DEDOS BRANCOS

A síndrome de Raynaud, que também é chamada de fenômeno de Raynaud, é uma condição médica muito rara que limita o suprimento de sangue aos dedos das mãos e, às vezes, aos dedos dos pés, fazendo com que mudem temporariamente de cor, deixando os brancos ou azuis.

A síndrome tem esse nome em homenagem ao médico Auguste Gabriel Maurice Raynaud, que o descreveu pela primeira vez em sua tese de doutorado no ano de 1862, essa condição rara pode ser comparada como uma reação exagerada a estímulos como frio ou estresse.

No caso do primeiro exemplo, o corpo tenta conservar o calor diminuindo o fluxo de sangue para os pontos mais distantes do corpo, como as pontas dos dedos. Para isso, as artérias que levam o sangue a esses pontos acabam se contraindo, fazendo com que as extremidades fiquem por algum tempo nas cores brancas e depois azuis, devido à prolongada falta de oxigênio na área afetada.

Esse fenômeno dura geralmente por 15 minutos, mas também pode durar por várias horas, após as quais as artérias relaxam e o sangue mais uma vez volta a atingir as extremidades da pessoa afetada. As dores às vezes ocorrem durante esses ataques, mas às vezes é apenas uma sensação de formigamento na área afetada, depois os dedos ficam vermelhos brilhantes, até voltarem à sua cor normal.

Fontes: odditcentral.com




 

Nenhum comentário