DESCOBERTO PLANETA BIZARRO ONDE CHOVE PEDRAS E OS OCEANOS SÃO DE LAVA

Cientistas descobrem um incrível e bizarro planeta onde chove pedras e os oceanos é feitos de lava.

No escaldante planeta K2-141b, a centenas de anos-luz de distância, os ventos podem atingir velocidades supersônicas, chuva é feita de pedras e poeira os oceanos são de lava derretida. Os cientistas afirmam que este exoplaneta bizarro e infernal seja um dos mais "extremos" já descobertos até hoje.

De acordo com uma publicação no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society , os cientistas do Indian Institute of Science Education  e da McGill University, da York University descobriram descobriram que a atmosfera e o ciclo climático do planeta K2-141b são particularmente bizarros . O exoplaneta que tem tamanho da Terra parece ter uma superfície, um oceano e atmosfera, mas todos feitos de rochas.

Este estudo foi o primeiro a fazer previsões sobre as incríveis condições meteorológicas no K2-141b que podem ser detectadas a centenas de anos-luz de distância com o telescópio Espacial James Webb de última geração.

Analises mais precisa mostram que o padrão de iluminação do planeta, em que cerca de dois terços do planeta vivenciam a luz do dia perpetuamente, ou seja, que esse mesmo lado sempre está voltado para a estrela (o equivalente ao nosso sol).

Esta parte super quente do planeta atinge temperaturas de mais de 5.400 graus Fahrenheit. É quente o suficiente não só para derreter rochas, mas também transforma-las em vapor criando uma atmosfera impossível de se habitar.

O restante do planeta fica envolto em uma escuridão total, atingindo temperaturas frias de 328 graus Fahrenheit negativos.

No ciclo da água em nosso planeta, a água evapora, vai para a atmosfera, se condensa e volta à superfície em forma de chuva. Agora imagine esse processo no K2-141b onde possui apenas pedras e poeira.

VÍDEO:

O sódio, o monóxido de silício e o dióxido de silício em K2-141b se transformam em vapor mineral, que é levado para o lado escuro do planeta por ventos supersônicos que atingem a velocidade de mais de 10,000 km/h por hora. Nesse ciclo as rochas "chovem" de volta para o oceano de lava a 100 metros de profundidade, que flui para o lado iluminado do planeta para recomeçar todo o ciclo.

Mas se sabe que todos os planetas rochosos, incluindo a Terra, começaram como mundos derretidos cheios de lava e inóspitos, e com o tempo se esfriam e se solidificam. E que esse é somente um raro vislumbre do estágio da evolução planetária.

Fonte: cbsnews.com