MEGALODONTE:TUDO SOBRE O MEGA TUBARÃO PRÉ-HISTÓRICO



O megalodonte, que foi extinto há milhões de anos,é considerado o maior tubarão a rondar os oceanos e um dos maiores peixes já registrados.Seu nome cientifico Carcharocles Megalodon, significa dente gigante, afinal seus enormes dentes são três vezes maiores que de um grande tubarão branco.
Ossos e dentes fossilizados encontrados dão aos especialistas como vivia essa criatura e as razões de sua extinção.


QUANDO O MEGALODONTE FOI EXTINTO?

Enquanto muitas teorias ,vídeos e filmes como MEG  de 2018, que coloca os homens contra um gigantesco tubarão, é bem mais provável que quando essa fera habitava os mares os seres humanos ainda não eram evoluídos.Pois é difícil identificar a data exata da sua extinção,pois seu registro fóssil está incompleto.
No ano de 2014 pesquisadores da Universidade de Zurique estudaram os fosseis de um megalodonte usando técnicas modernas para determinar sua idade e se descobriu que a maioria dos fosseis são da época do mioceno ate a época do plioceno, ou seja 15,9 a 2,6 milhões de anos atrás. Para comparação, nossos ancestrais do Homo Sapiens surgiram há apenas 2,5 milhões de anos atrás, durante a época do Pleistoceno, de acordo com o Museu de Paleontologia da Universidade as Califórnia.

QUAL SEU TAMANHO?

O megalodonte era uma criatura gigantesca e existem muitos argumentos na comunidade cientifica sobre o tamanho real da criatura.
Baseado no tamanho dos dentes, acreditam que o mega tubarão pode chegar a 18 metros, enquanto outros afirmam que 25 metros de comprimento é o tamanho mais provável.
Para uma comparação, um grande tubarão branco nos dias de hoje atingem ate 6 metros, e outro grande dos mares, o tubarão baleia que atinge ate 10 metros. Mas o maior peixe ósseo vivo, com exceção dos tubarões que não possuem ossos,pois seus esqueletos são feitos de cartilagem, é o peixe remo gigante ( Regalecus Glesne) , que chega a atingir até 11 metros de acordo com o Museu de Historia da Florida.
O maior dente de megalodonte encontrado mede 17,8 centímetros, três vezes maior que um dente de um grande tubarão branco.


QUAL O HABITAT DO MEGALODONTE?

Igual aos dinossauros, o mega tubarão gostava de calor. Caçava nos mares rasos e quentes que cobriam grande parte do planeta. Fósseis do megalodonte foram encontrados em todos os continentes, exceto na Antártica. Há teorias que o megalodonte pode ter sido extinto quando boa parte desses mares secaram, e o começo da era do gelo. O mega tubarão morreu de fome ou congelado, levando a sua extinção.

O QUE O MEGALODONTE COMIA?

O mega tubarão era um predador implacável. Alimentava-se de outros grandes mamíferos marinhos como baleias e outros grandes peixes e até outros tubarões.

Segundo o professor e pesquisador de ciências ambientais Marty Becker, o megalodonte co-evoluiu junto as baleias que eram sua principal fonte de alimento.Como mamíferos, as baleias tinham a capacidade de termorregular seu sistema interno e migrar para as águas geladas dos pólos e acredita-se que a incapacidade de caçar baleias em águas mais frias seja uma das principais causas da extinção dos megalodontes.

Fonte: livescience.com/Discovery

VEJA TAMBÉM: MOBY DICK ERA REAL?






Nenhum comentário