CONHEÇA DYMKA,A GATA BIÔNICA QUE TEVE AS QUATROS PATAS CONGELADAS SUBSTITUÍDAS POR PRÓTESES DE TITÂNIO


Na Rússia uma gata que perdeu as quatros patas congeladas,poderá andar ,correr e até subir escadas novamente, isso graças à veterinários que substituíram seus membros perdidos por próteses feitas de titânio.
Dymka,uma gatinha cinza de 4 anos,foi encontrada na neve por um motorista em Novokuznetsky na Sibéria e a levou a uma clinica veterinária. Dymka sofreu queimaduras nas patas,orelhas e cauda,tanto que o veterinário Sergei Gorshkou teve que amputar as extremidades danificadas.

PUBLICIDADE

Segundo Sergei, durante os rigorosos inversos da Sibéria, normalmente são tratados cerca de cinco casos de gatos com queimaduras de gelo nas patas,orelhas e caudas. A amputação por gelo ocorre quando as baixas temperaturas congelam a pele e os tecidos,principalmente nas extremidades.Em casos mais graves o tecido morre e não tem outra opção a não ser a amputação. Sergei e seus colegas veterinários em conjunto com pesquisadores da Universidade Politécnica de Tomsk na Rússia, criaram um conjunto de próteses para a gata Dymka. Os cientistas desenvolveram um revestimento feito de fosfato de cálcio para montar os implantes de titânio que foram inseridos e fundidos nos ossos do animal para minimizar os riscos de rejeição dos implantes.

VEJA O VÍDEO:



Sete meses depois da bem sucedida operação, já se podia ver Dymka andando pela sala de exames da clinica e ate brincando com a ponta de seu cobertor.
Ela é agora o segundo felino no mundo a receber quatro próteses metálicas. No ano de 2016, a mesma clinica fez um procedimento semelhante, colocando implantes de titânio em um gato macho chamado Ryzhik.

Fonte: livescience.com

Nenhum comentário